VIOLÃO – Apresentação do instrumento, representação gráfica do mesmo, notas, claves, cifras, acordes, afinação das notas no violão e arpegio (dedilhado), acordes maiores e conhecimento de escalas, ritmo com compassos 3/4 (ternário), acordes menores, ritmo novo compasso 4/4 (quaternário), escala Dó maior, acordes com pestana, utilização do capotraste e sua função.

 

VIOLINO – Apresentação do instrumento, função do arco e cordas, postura, notação musical: pauta, claves (Fá e Sol), notas musicais, técnica da utilização correta do arco no violino, figuras musicais: Semibreve, Mínima, Semínima e colcheia, assim como suas pausas, afinação do instrumento, sinais de alteração (sustenido, bemol e bequadro), vibrato, escala La maior, ritmo 4/4 e 3/4 (quaternário e ternário).

 

FLAUTA DOCE – Apresentação do instrumento, desenho gráfico do mesmo, postura para execução do instrumento, noções básicas de musica: som, pauta, harmonia, altura, timbre, notas, apresentação das Claves de Fá e Sol na pauta, notas da clave de Sol para leitura na flauta, técnicas de postura e respiração, figuras musicais, exercícios de notas na pauta, compasso 4/4 (quaternário) e figuras musicais e sua pausas, sinais de alteração Sustenido, Bemol e Bequadro, apresentação da flauta contralto e tenor, musicas com ritmos Ternário e Quaternário, escala de Dó Maior.

 

TÉCNICA VOCAL – Identificação do corpo como instrumento de som, respiração, timbre e intensidade, noções teóricas de musica (pauta, som, notas e claves), conhecer o funcionamento do aparelho respiratório e fonador e descobrir as divisões das vozes (Soprano, Contralto, Tenor e Barítono), figuras musicais na pauta para identificar tempo, marcação de tempo no compasso (4/4 quaternário), aumento da extensão vocal, exercícios de respiração, afinação, articulação e cânone contra canto.

 


CURSOS DESTINADOS A ALUNOS E ALUNAS DE 11 ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL. INÍCIO NO DIA 06 DE AGOSTO DE 2018.