Coordenadora do Música na Escola fala sobre a importância de investir nos jovens

7 de março de 2024

Participando do projeto desde o seu início, Rosemary Espires comenta benefícios da musicalização

O Música na Escola é uma iniciativa que proporciona um ambiente de aprendizado e expressão artística para alunos da rede pública de ensino. E a profissional responsável por contratar os professores desempenha um papel crucial nesse processo, assegurando que tenham a experiência e a paixão necessárias para guiar os alunos.

A empresária Rosemary Pontes Espires é quem seleciona os educadores para o projeto. Proprietária de uma das mais tradicionais escolas de música de Cascavel, a Cia da Música – fundada em 1996 -, ela se interessou pelo tema aos 5 anos de idade, quando começou nas aulas de piano. Há 26 anos, atua como pianista, professora de musicalização e de coral.

Sempre envolvida em iniciativas culturais e humanitárias por meio da Cia da Música, a empresária executa vários outros projetos, entre eles o de grupo vocal, o coral natalino e a Orquestra Jovem. O reconhecimento do seu trabalho resultou no convite para participar do Música na Escola, do qual faz parte desde o seu início, há 14 anos.

Além das contratações, Rosemary cuida do planejamento das aulas, da elaboração das apostilas e da organização dos professores. A pianista considera “a socialização e inclusão dos alunos na sociedade” como os principais benefícios aos participantes. “Concentração, equilíbrio emocional e autoestima são mais alguns. Além de criar oportunidades de trabalho”, diz a empresária, relatando que vários professores da sua escola e dos projetos que coordena já foram seus alunos em projetos anteriores.

Rosemary falou sobre a importância de investir nos jovens por meio de projetos sociais. “A oportunidade pode mudar a vida de um jovem e, consequentemente, a de sua família. Cultura nunca é demais no dia a dia destes adolescentes”, conclui a pianista, otimista com o início de mais um ano de atividades do Música na Escola, que tem o Patrocínio Master da John Deere M.A. Máquinas e apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.