Equipe de produção, da esquerda para a direita: Rosemary Spires, Ricardo Leandro, Ana Lucia Fischer e William Fischer Jr.

Ana Lúcia Toledo Fischer
Coordenadora Pedagógica

Formada em Piano Clássico, Pedagoga, professora de carreira da rede estadual de ensino no estado do Paraná, iniciou seus estudos de piano aos 08 anos de idade e após formada em tradicional escola de música da cidade de Paranaguá e em Curitiba, estado do Paraná, desenvolveu ampla atividade no campo da educação musical, lecionando Piano e Teoria Musical e participando de diversas oficinas em festivais de música erudita e popular nas cidades de Curitiba e em Cascavel.

Participou como pianista de concertos no litoral e na capital do Paraná. Participa ativamente na análise pedagógica de projetos sócio culturais e vem coordenando o projeto Música na Escola desde o ano de 2008.

William Fischer
Produtor Executivo

Músico, educador musical e produtor cultural, produtor de diversos projetos culturais, tais como o CASCAVEL JAZZ FESTIVAL – Festival de Música Instrumental Brasileira – Cascavel/PR – desde o ano de 1993 com realização de edições na cidade de Cascavel, Maringá, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Recife; FERCAPO – Festival Nacional da Canção Popular – Cascavel/PR – 3 edições, incluindo gravação de CD; FESTIN – Festival de Inverno da Canção – Toledo/PR – 4 edições incluindo gravação de CD; Produção do ENCONTRO DE BATERISTAS – Cascavel/PR – em parceria com indústrias nacionais de instrumentos musicais ;

Gravações com artistas populares,
participação em diversos CDs de compositores regionais e nacionais em festivais e produção independente.

Ricardo Leandro
Assistente de Produção

Músico, Professor de música, Produtor Cultural e Diretor de produção de diversos eventos culturais (festivais, shows, workshops, gravações em estúdio e ao vivo de CD/DVDs).

Como músico atua na gravação de músicas, jingles e vinhetas para produtoras de vídeo e estúdios de gravação. Realiza pesquisa da diversidade musical e cultural da região e presta assessoria sobre projetos de incentivo fiscal.

Rosemary Espires
Coordenadora Musical

É formada em Piano Erudito e Contemporâneo e leciona desde o ano de 1980. No decorrer desses 40 anos de profissão, participou de diversos cursos de Extensão Musical, Festivais de Música, Master Class e Workshops com grandes mestres de renome nacional e internacional, como: Maive Arndt, Luiz Henrique Senise, Alex Sandra Grossi, Heitor Alimonda, Alberto Heller, Osvaldo Colarusso, Clarice Mello, Liana Justos, Gil Gonçalves, Marco Aurélio Koentopp, Aglaê Frigeri, Elmarina Samways, Roosewelt Machado, João Frederico Rickli e Liana Justus. Professora licenciada pela metodologia exclusiva da Essenfelder Educacional, empresa brasileira que atua no cenário pianístico desde 1890. Proprietária da escola CIA DA MÚSICA e Professora de Piano, Teclado, Teoria Musical, Coral Infanto-juvenil e Musicalização. Atualmente, cursa Pedagogia (licenciatura) na Unopar.

Ana Lucia Fischer
Coordenadora Pedagógica

Música na Escola proporciona aprendizado de forma inclusiva na rede pública

Ana Lúcia Fischer relembra o início e comenta resultados do projeto coordenado por ela

A coordenadora pedagógica Ana Lucia Fischer é uma prova de como a música pode abrir portas quando a dedicação e a paixão estão em sintonia. Sua trajetória na música começou aos 7 anos de idade, estudando piano. A vocação para ensinar não demorou a aparecer: aos 18 anos, ela se tornou professora do Estado do Paraná. Com formação em piano clássico e teoria musical, por 10 anos deu aulas de piano e teoria. Em 2009, surgiu o Música na Escola, projeto com o Patrocínio Master da John Deere M.A. Máquinas e apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, ao qual Ana se dedica desde o início.

Depois de alguns anos trabalhando no Colégio Wilson Joffre, Ana e o marido (que também tem formação musical) tiveram a ideia de proporcionar aos alunos atividades envolvendo a música. “Tivemos grande apoio e parceria da direção do colégio e realizamos o Música na Escola por 2 anos consecutivos, no formato de workshop. Foi uma alegria imensa ver tantos alunos indo cedinho para o colégio, aos fins de semana, para aprender música”, conta Ana, lembrando a animação dos grupos que se reuniam nos intervalos dos cursos, no saguão do colégio, para tocar e cantar. “Dava para sentir a harmonia no ar”, recorda.

Com o sucesso dos workshops, começou uma nova etapa do Música na Escola. “Foi uma experiência tão boa, que os alunos me cobravam quando teria novamente. Surgiu a ideia de um projeto com maior duração e aulas semanais”, conta Ana. As vantagens da música na vida dos alunos apareceram logo. “O Música na Escola visa o aprendizado da teoria musical e prática instrumental, mas também melhora a socialização no ambiente escolar, amplia a perspectiva e possibilidades dos alunos no mundo das artes e da cultura”, diz a pedagoga. 

O projeto também é conhecido por revelar talentos. “Já tivemos vários alunos que se tornaram excelentes músicos. Muitos já fizeram ou fazem parte da Orquestra Municipal de Cascavel. Um deles montou sua orquestra de flauta e outros mantêm grupos para estudo da música”, conta Ana. É importante destacar também o papel de inclusão do Música na Escola. “O aluno que tem interesse pode se matricular, independente de dificuldades de aprendizado ou outros problemas no ensino regular. Há casos de imigrantes, que estão se adaptando à língua portuguesa. Ainda assim, é possível se desenvolver na música e progredir em outras áreas”, conclui a pedagoga.

 

 

Rosemary Espires
Coordenadora Musical

Coordenadora do Música na Escola fala sobre a importância de investir nos jovens

Participando do projeto desde o seu início, Rosemary Espires comenta benefícios da musicalização

O Música na Escola é uma iniciativa que proporciona um ambiente de aprendizado e expressão artística para alunos da rede pública de ensino. E a profissional responsável por contratar os professores desempenha um papel crucial nesse processo, assegurando que tenham a experiência e a paixão necessárias para guiar os alunos. 

A empresária Rosemary Pontes Espires é quem seleciona os educadores para o projeto. Proprietária de uma das mais tradicionais escolas de música de Cascavel, a Cia da Música – fundada em 1996 -, ela se interessou pelo tema aos 5 anos de idade, quando começou nas aulas de piano. Há 26 anos, atua como pianista, professora de musicalização e de coral.

Sempre envolvida em iniciativas culturais e humanitárias por meio da Cia da Música, a empresária executa vários outros projetos, entre eles o de grupo vocal, o coral natalino e a Orquestra Jovem. O reconhecimento do seu trabalho resultou no convite para participar do Música na Escola, do qual faz parte desde o seu início, há 14 anos.

Além das contratações, Rosemary cuida do planejamento das aulas, da elaboração das apostilas e da organização dos professores. A pianista considera “a socialização e inclusão dos alunos na sociedade” como os principais benefícios aos participantes. “Concentração, equilíbrio emocional e autoestima são mais alguns. Além de criar oportunidades de trabalho”, diz a empresária, relatando que vários professores da sua escola e dos projetos que coordena já foram seus alunos em projetos anteriores.

Rosemary falou sobre a importância de investir nos jovens por meio de projetos sociais. “A oportunidade pode mudar a vida de um jovem e, consequentemente, a de sua família. Cultura nunca é demais no dia a dia destes adolescentes”, conclui a pianista, otimista com o início de mais um ano de atividades do Música na Escola, que tem o Patrocínio Master da John Deere M.A. Máquinas e apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.